DUVIDA - URGENTE

Ir em baixo

DUVIDA - URGENTE

Mensagem  LP Bueno em Qua Jan 26, 2011 11:11 pm

"A maioria das pessoas não tem idéia de como é fácil vincular experiências desta maneira e de como é rápido se a pessoa souber como fazê-lo de maneira sistemática.
Uma vez assisti um terapeuta criar um agoráfobo em apenas uma sessão. Tratava-se de um homem agradável e bem-intencionado que gostava dos seus pacientes. Ele tinha uma vasta experiência clínica, mas não tinha a mínima idéia do que estava fazendo. O seu cliente tinha uma fobia de altura caracterizada. O terapeuta disse-lhe para fechar os olhos e se imaginar num local alto. Urrp – o paciente fica vermelho e começa a tremer. “Agora pense em algo que lhe dê confiança” Ummm. Agora pense em um lugar alto. Urpp. “ Agora, imagine-se dirigindo confortavelmente o seu carro.” Ummm. “Pense em um lugar alto” Urrp…

Este paciente acabou por ter uma reação fóbica em relação a quase todos os aspectos da sua vida – o que é chamado amiúde de agorafobia. O que o terapeuta fez foi brilhante, de certa forma. Ele transformou a experiência de seu cliente, ligando experiências diferentes. No entanto , a sua escolha do que generalizar não me parece a melhor. Ele ligou a sensação de pânico do seu cliente a todos os contextos em que ele se sentia seguro na vida. O mesmo processo pode ser usado para generalizar uma sensação agradável. Se o terapeuta de que falamos tivesse entendido o processo que estava usando ele poderia tê-lo revertido."

Retirado de "Usando sua Mente" - Richard Bandler Pág 23



Quero saber como reverter esse processo.
Quem tiver muito conhecimento em PNL, por favor, me responda com urgencia.

Obrigado pela atenção.

LP Bueno

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/01/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ancora correta

Mensagem  Adriano Ferrari em Seg Jan 06, 2014 1:42 am

Olá amigo,

O que o terapeuta fez, foi o inverso das técnicas que conhecemos.
Por ser terapeuta e estudar o comportamento humano e a PNL compreendo que fazer com que o o paciente primeiramente lembre de fatos que negativam sua mente piora mais a fobia. O certo seria primeiro descobrir qual é o seu canal mais perceptível, visual, sinestésico ou auditivo. De posse do canal mais perceptível do paciente, criamos então a estratégia de tratamento. Primeiramente, temos que fazê-lo recordar de um momento em que teve muita coragem, trabalhar esta imagem dando enfase no canal que ele acessa melhor. O segundo passo é criar uma ancora positiva, ou seja, repetir diversas vezes o filme da coragem (de quando ele teve muita coragem) em sua mente com as técnicas da PNL, por exemplo se ele for mais sinestésico, cria uma ancora onde no momento em que a coragem esteve no auge, faça ele tocar em uma parte do corpo dele, e repita isso por diversas vezes até que a ancora se faça e grave no seu subconsciente. A terceira e ultima ação e fazê-lo passar pela experiência da altura e no momento em que ele for passar e vir a fobia , faça-o tocar na parte do corpo que ele criou a ancora. Com certeza a coragem ficará mais forte e vencerá o medo(fobia).

Abraços

Adriano Ferrari

Adriano Ferrari

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/01/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum